O físico austríaco Erwin Schrödinger concebeu, no ramo da mecânica quântica, uma dos experimentos mentais mais curiosos do mundo: um gato dentro de uma caixa com um material radioativo e um contador Geiger pode estar vivo ou morto. A idéia, popularizada pela série The Big Bang Theory, procura ilustrar um paradoxo, algo que se contradiz dado à situação do animal – e no mundo da física isso prova que o resultado depende do que vemos.

Nesse dois últimos dias (19 e hoje, 20) mais um capítulo da novela de Hideo Kojima se repete. De acordo com informações publicadas no The New Yorker, finalmente os rumores de sua saída foram confirmados. O criador da série Metal Gear está oficialmente fora da Konami desde o começo do mês, com direito a uma festa de despedida que, como descrita pelo jornal, foi muito emotiva.

 

O que parecia ser o final da saga foi rapidamente desmentido. De acordo com o site Tokyo Sports que conversou com um porta-voz da Konami, Kojima ainda faz parte do time de funcionários da empresa, registrado, mas que está de férias – assim como toda a sua equipe de desenvolvimento.

O motivo alegado pelo “merecido descanso de toda a equipe” é do trabalho árduo de todos pelo desenvolvimento de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. “Por conta do longo período de desenvolvimento do jogo, é comum que funcionários fiquem de férias por mais tempo quando o trabalho está finalizado”, finaliza.

Informações anteriores apontavam que o contrato de trabalho de Kojima junto a Konami era de até Dezembro desse ano, caso não fosse renovado.

Não é de hoje que falamos da relação entre Kojima e a Konami, desde a retirada do seu nome em todo o material de divulgação de The Phantom Pain ao cancelamento de Silent Hills, ao lado do diretor Guillermo del Toro, além de declarações sobre o posicionamento da empresa em desenvolver apenas jogos para mobile.

Apesar dessas informações desmentidas ou não, Kojima é definitivamente o gato de Schrödinger da Konami. Enquanto o desenvolvedor e a empresa não se posicionarem oficialmente em relação a isso, vivemos o mesmo paradoxo do experimento: Kojima está e não está na Konami. Vai depender, pelo menos nesse momento, do nosso próprio julgamento.