Mais uma review de um aplicativo do iOS disponível aqui. E, dessa vez, é de um jogo bem interessante, uma mistura de Pokémon, Dragon Quest e Final Fantasy com um sistema extremamente inteligente de gameplay! Apresento a vocês Dragon Island Blue, da empresa ZigZaGame Inc.Começo essa review dizendo que geralmente sou cético no que diz respeito a jogos da AppStore que “tentam” imitar a sensação de jogar Pokémon nas telas do iOS. Cheguei a testar outros games, num misto de saudosismo e curiosidade, mas nenhum deles sequer chegava perto do que a saga dos monstrinhos que evoluem da Nintendo causava em mim. E o pior de tudo, todos esses jogos eram tão dependentes de In-App Purchases que logo eu desanimava e instalava o jogo.

Porém, ouvi falar de Dragon Island Blue, um jogo que prometia fazer a diferença nesse sentido. Comprei o aplicativo (em promoção de lançamento, custando apenas $0,99) e resolvi dar mais uma chance ao formato. E, com tantas reviews positivas, que afirmavam que o jogo misturava elementos de outros RPG’s famosos de forma a dar sentido a tudo, tinha pelo menos a esperança de que a experiência inicial seria boa.

Logo de cara, o jogo conta com três Save Slots, possibilitando mais jogos dentro de um mesmo aplicativo, o que é bem interessante e não tem no Pokémon original.

Tela Inicial Dragon Island
Tela inicial com alguns monstrinhos e o Tutorial Boy.

O jogo começa com uma história sobre os dragões, como eles desapareceram e o envolvimento da sua família com aquele mundo. E, logo de cara, apresenta quatro tipos de dragões, dos quais você pode escolher um para sua aventura: Água, Fogo, Ar e Terra. Além do básico (dano elemental) cada tipo de mágica apresenta efeitos diferentes, como redução da precisão dos ataques inimigos, ataques que ignoram as defesas dos adversários, magias inimigas perdem um pouco da efetividade e diminuir a resistência adversária à magia.

Dragões Iniciais
Os dragões iniciais e suas vantagens respectivas. E olá GameCenter, entregando meu nome!

A movimentação pelo mapa é através de locais-chave aonde você pode clicar para se mover, tendo a possibilidade de encontros aleatórios e a realizações de missões nesses locais específicos para conseguir algum objetivo em particular. E, dentro das cidades você ainda conta com um sistema de teleporte para as cidades do jogo.

Warp Maps
Sistema de teleporte, que mostra as missões disponíveis de cada cidade.

O destaque fica realmente para as batalhas. Como foi um jogo pensado em touch-screen system, cada habilidade precisa de um movimento específico para ser ativada: seja clicar no bicho, deslizar o dedo pra direita, esquerda, cima.

Sistema de Batalhas
Aqui podemos ver como funciona o sistema de ataque, com as setas simbolizando a direção do seu dedo ao deslizar na tela para cada ação.

O sistema de party é bem parecido com Dragon Quest, aonde você controla três monstros na tela principal, podendo ter mais quatro no “banco”, caso algum dos principais morra. Nessa hora, ele é substituído pelo próximo da fila. Tudo isso de forma fluída, sem necessidade de conexão constante com a internet e com um jogo não muito pesado.

Party e Sistema de Banco
Na parte de cima da imagem, os três primeiros são sua equipe principal. Os de trás ficam no banco. Os de baixo estão em espera fora das batalhas.

O diferencial desse jogo fica em dois pontos essenciais. O primeiro é bem interessante e inova aonde talvez Pokémon não consiga: é possível fundir alguns monstros específicos, criando monstros mais poderosos a partir de dois monstros simples. As receitas não são fáceis de serem encontradas e custam relativamente caro no Shop do jogo, mas valem a pena.

Monsterpedia
Aqui fica o livro de cartas dos monstros. Através daqui você pode fazer fusões e tudo mais envolvendo os bichinhos.

O outro ponto, talvez o mais forte na minha opinião, é que o herói sobe de nível e influencia diretamente o desenvolvimento de seus monstros. Seu herói não luta diretamente, mas ganha experiência e a cada aumento de nível, aparecem pontos para serem alocados em atributos específicos.

Herói e seus atributos
Esses são os atributos do herói, que influenciam seus monstros.

E também, a cada “nível” que você alcança em Licenças, você pode colocar uma gema em seu personagem para aumentar os atributos de seus bichinhos virtuais. Aumentando o nível, aumenta a quantidade de monstros no seu grupo e o tipo de gema a ser equipado em seu herói.

Gem Management
Gerenciamento das Gemas que afetam seus monstros na hora da batalha.

Como todo jogo da AppStore, ele conta com Achievements ligados ao seu perfil no GameCenter e também com uma Leaderboard, que mostra que o jogo terá uma Infinite Dungeon. Diversão garantida para quem estava procurando um excelente RPG na AppStore.

Sistema de Captura
Aqui entram os valores: é por esse sistema que você pode capturar seus monstros nas batalhas.

A trilha sonora é bem legal, não incomoda e dá o tom do jogo.

E, pra encerrar essa review, a minha maior preocupação nesses jogos é a questão do uso de In-App Purchases, ainda mais em aplicativos pagos. E esse é um dos jogos que mais utiliza a moeda interna do jogo, em alguns momentos precisando de um valor “adicional” para capturar seus monstros. Só que isso pode ser “driblado” baixando a saúde dos monstros que você quer capturar através do sistema de cartas, e você também recebe Gold fazendo algumas missões chaves no jogo. Ou seja, não é um sistema que exige que você gaste dinheiro real o tempo todo, ficando apenas como sugestão.

Shop virtual do jogo
Aqui você pode comprar ovos, itens, receitas, dinheiro e Totem Spirits.

Segue abaixo o trailer do jogo e o link pra AppStore Brasil para quem quiser comprar o jogo.

O jogo tem 177MB, é universal (ou seja, o jogo roda tanto em iPad como em iPod Touch/iPhone) e é compatível com todos os iOS Devices, tendo como requisito o iOS 4.0 ou superior e custa US$ 0,99 em promoção de lançamento: Dragon Island Blue AppStore Brasil.

Comments are closed.