Durante a apresentação na Game Developer’s Conference (GDC) 2014, a Sony anunciou o Project Morpheus, seu headset que levará ao Playstation 4 a realidade virtual.

Não é de hoje que se fala do agora conhecido como Project Morpheus. Desde 2011 já se ouviam rumores de um aparelho de realidade virtual em desenvolvimento pela Sony, mas durante o último ano pouco foi falado tornando-se um assunto esquecido (principalmente com o anúncio de um novo console). Também não é original, já que hoje muitos já conhecem a experiência através do Oculus Rift, desenhado para PCs.

O painel “Driving the Future of Innovation” (“Indo ao futuro da inovação”, em tradução literal) com a participação de Shuhei Yoshida, Presidente da Playstation, e Dr. Richard Marks, diretor sênior da divisão de pesquisa e desenvolvimento da companhia, apresentou alguns pontos relacionados à forma como a Sony pretende levar, através de seus consoles, uma nova experiência de entretenimento, mas o novo assessório foi a grande novidade. Em uma breve apresentação, foi possível conferir uma versão de God of War adaptado ao aparelho, além de outros exemplos como os jogos Thief e EVE Valkirye – funcionando diretamente do seu dev kit, por ainda estar em desenvolvimento. Ainda sobre o Oculus Rift, Yoshida falou: “Tenho um enorme respeito a eles, fomos inspirados e encorajados pelo entusiasmo de desenvolvedores e jornalistas que tiveram a oportunidade de testar (o Oculus Rift)”.

project-morpheus2

O aparelho ainda é um protótipo e ainda não é seu design final. Porém, a Sony já deu informações a respeito do Project Morpheus: o headset possui uma tela com alta resolução (1080p) com campo de visão de 90º, exibição de 1000Hz, movimento de 360º e alívio de vista (eye relief) de 15mm, além de sensor de movimentação. O aparelho também pretende ter um design ergonômico e foco especial para a vista, e possivelmente aproveitará os outros recursos do console como reprodução de áudio, com conexão wi-fi.

Ainda não há uma previsão de quando o assessório será lançado para o Playstation 4, mas rumores apontam que chegará no fim de 2015.