São poucos games que conseguem trazer aquela nostalgia de Metroid e Castlevania, e com certeza o recente lançamento Guacamelee!, exclusivo para as atuais plataformas da Sony, faz isso muito bem. Lançado no começo de Abril, o jogo  está agradando muito os jogadores de PS3 e PS Vita, e não é pra menos.

Como o nome deixa a entender, Guacamelee! se trata de cultura mexicana e porrada, muita porrada. Você é Juan Aguacate, um mexicano pacato (um bobão) que tenta salvar a filha de El Presidente das mãos do vilão Carlos Calaca, que ressurgiu justamente no Dia dos Mortos, data especial para os mexicanos. Na tentativa do resgate você acaba morto pelo vilão e cai no mundo dos mortos, onde você encontra uma máscara de luchador que te faz viver novamente. É aí que você começa a descer a porrada na galera para salvar a garota e evitar que os planos do vilão de fundir o mundo dos mortos ao mundo dos vivos se concretizem, no melhor estilo MetroidVania.

Contando com um ótimo sistema de combos, você vai aprendendo vários golpes novos e combinando com seus chutes, pulos e socos, tornando o jogo cada vez mais difícil com o tempo. Não há seleção de dificuldade na primeira jogada e de início os inimigos são bem tranquilos, mas evoluem muito bem com o decorrer do game, combinado com os puzzles, trazem um bom nível de dificuldade. A dificuldade fica boa de verdade após finalizar o game a primeira vez, aí é habilitado o modo hard, onde os inimigos causam muito mais dano e as batalhas ficam bem mais desafiadoras, principalmente a luta contra os chefões.

guacamelee_01
Combos – bem explicativos – fazem parte do jogo e levam uma ótima dificuldade.

Em Guacamelee! você tem uma barra de vida e uma barra de folego dividida em vários quadrados, onde cada golpe especial gasta um quadrado desse. Você consegue aumentar esses status conforme vai abrindo áreas novas e coletando baús, e esse é um dos pontos positivos no jogo, há várias partes no mapa que você só vai conseguir explorar após pegar outras habilidades. Só que não basta pegar as novas habilidades, tem que saber onde e como usar cada uma delas. A principal delas com certeza é a mudança de dimensões, com ela você consegue mudar instantaneamente entre o mundo dos mortos e o mundo dos vivos. O mapa permanece o mesmo, porém faltam algumas paredes ou até mesmo o chão em um mundo ou outro, alguns monstros só podem ser atingidos enquanto você estiver na dimensão dos mortos e vice versa. Isso faz com que o jogador precise dar uma sambada no controle em vários momentos dos jogos, principalmente na hora de buscar alguns orbs, mas isso fica pra quando você jogar. O jogo ainda conta com algumas sidequests que levam ao jogador um pouco mais do desafio de Guacamelle,  talvez seja um dos pontos negativos do jogo pela falta de mais desses desafios paralelos.

A versão que eu mais joguei foi no PS Vita, porém no Playstation 3 Guacamelle! conta com multiplayer local – jogando em duas pessoas – e também um excelente cross plataform entre o PS3 e PS Vita, que funciona muito bem. Para os assinantes da Playstation Plus, é um prato cheio para quem se interessa por jogos nesse estilo e a utilização dos dois aparelhos para jogar. Se você é um colecionador de troféus, já deixo um aviso: o jogo conta com a mesma contagem para as duas versões do jogo, tanto de PS3 e Vita – o que não agradou a minha coleção.

O gráfico não deixa a desejar, é um 2D bem trabalhado e bem colorido, sem contornos e com sombras detalhando bem o estilo caricato dos personagens – Esse estilo me lembrou muito o desenho animado Samurai Jack. No Vita o gráfico é de encher os olhos, chegando a ser tão bonito quanto Rayman Origins. A trilha sonora do jogo també é um show a parte.

guacamelee_02
Qualquer referência a jogo NÃO É mera coincidência!

Não dá pra deixar de falar do bom humor de Guacamelee!, os diálogos são muito engraçados e com várias referências a outro jogos que fizeram parte de nossa infância. Dá pra fazer uma lista gigantesca das referências que eu encontrei, com certeza é o game com mais referências que eu já joguei, que vão de jogos novos e antigos, memes, imagens de personagens ou itens onde você menos espera. Inclusive a tradução do jogo para português brasileiro está simplesmente perfeita, sem qualquer um daqueles erros de “Google Tradutor”. Até as piadas foram muito bem traduzidas!

adele
Quem não conhece os soluços de choro da Adele?

No geral, Guacamelee! é um ótimo jogo que merece ganhar toda atenção. Pode ter certeza que o dinheiro investido vai valer a pena, até porque o game não está caro (são U$15,00 na PSN americana ou R$30,00 na PSN brasileira). Se você comprar ou se já comprou, diz aí o que achou do jogo nos comentários.

Trailer de Guacamelee!: