Estrelado, dirigido e produzido por Denzel Washington, com atuações junto de Viola Davis, Russell Hornsby, Jovan Adepo, Stephen Henderson, entre outros, Um Limite Entre Nós (Fences) é o terceiro filme dirigido por Denzel Washington, depois de Voltando a Viver (2002) e O Grande Desafio (2007), que entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 2 de Março.

O filme gira em torno da vida de Troy Maxson (Denzel Washington), um pai de família orgulhoso que sofreu com uma vida de frustrações. Quando era jovem, Maxson desejava ser jogador de baseball, sua maior paixão, além de sua esposa Rose Maxson (Viola Davis), mas teve seus sonhos frustrados e acabou se tornando catador de lixo. Troy passa o filme todo tentando construir uma cerca em volta de sua casa, que serve como metáfora para sua personalidade, cercando suas emoções como se sua família fosse hostil com ele, o que acaba criando conflitos com todos ao seu redor.

O filme é baseado em uma peça de teatro de 1983 escrita por August Wilson, um premiado dramaturgo americano cuja obra é voltada para a cultura afro-americana. O roteiro do filme foi adaptado pelo próprio Wilson antes de falecer em 2005. Por conta disso, são poucas locações, muito do que move a história é apenas falado e alguns personagens principais da trama nunca nem aparecem em cena.

Em uma história tão focada em seus personagens, os atores são cruciais. E não ninguém deixa más impressões. Denzel Washington prova o porquê de seu reconhecimento. Seu trabalho como Troy Maxson é mais uma prova de seu talento. Viola Davis também mostra a que veio e apresenta grande sintonia com Washington. Além disso, pelo que mostrou no filme, Jovan Adepo tem todas as chances de seguir um futuro brilhante como ator.

Por mais que o talento de Washington como ator seja claro, a direção não foi tão arrojada quanto sua performance na tela. A direção parece genérica, não deixando claras as suas marcas, ou algo que caracterize como uma assinatura. A sensação que a direção do filme passa é de que foram tomadas as decisões mais seguras para poder extrair o melhor dos atores. Funciona? Sim, os atores entregam performances bastante memoráveis. Mas a direção passa em branco.

O filme está indicado ao Oscar em quatro categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Adaptação. A premiação acontecerá no dia 26 de fevereiro, nos Estados Unidos.

Trailer de “Um Limite Entre Nós”:

Compartilhar
Colecionador de HQ’s, games, tralhas e bugigangas, absurdamente apaixonado pelo gênero Fantasy RPG e ainda sonha com o dia em que Qui-Gon Jinn descubrirá sua alta taxa de midichlorians. Fã de Alan Moore, Grant Morrison, Marjane Satrapi, Alison Bechdel, Laerte, e mais uma turma gente fina ae