Se você tem costume de assistir vídeos no seu computador, com certeza já ouviu falar do VLC Media Player. Não é à toa, já que ele é um dos programas mais populares entre os sites de downloads e está disponível para os principais sistemas operacionais e portáteis… e em breve para o Xbox One.

Pelo menos foi o que a equipe de desenvolvimento diz estar trabalhando, e tudo isso graças ao sistema Universal Windows Program (UWP) da Microsoft, que possibilita aos desenvolvedores criarem programas que funcionem em qualquer plataforma Windows, seja em computadores, smartphones, HoloLens e também o Xbox One.

A versão para o console surgiu após o aplicativo ser disponibilizado com suporte para Windows 8.1 e Windows 10: “Estamos trabalhando com uma versão para o Xbox desde o ano passado, mas não avançamos devido a falta de algumas API’s”, diz o desenvolvedor Thomas Nigro. Uma versão para Windows Phone também está a caminho, e deve chegar antes.

O VLC Media Player é um programa gratuito e open-source, que reproduz vídeos em diversos formatos sem a necessidade de instalar codecs para isso. A versão para o Xbox One pode beneficiar ainda mais o console, já que os planos da Microsoft é deixá-lo cada vez mais amigável e mais familiar.

Pelo menos vai dar pra rodar aquele .mkv maroto que você baixou na internet.