Se a Valve estava cada vez mais próxima de lançar o seu “SteamBox”, um computador dedicado para jogos, ela deu o seu primeiro passo. Durante a CES 2013, a empresa Xi3 apresentou o Piston, um pequeno computador que está sendo desenvolvido em parceria com a empresa responsável pelo Steam.

O Piston suporta o sistema Big Picture do Steam – que funciona como uma dashboard para os jogos comprados no sistema da Valve – através do sistema operacional Linux. Pequeno, e aparentemente poderoso: até o momento a Xi3 não deu todas as especificações do ‘console’ da Valve, mas possui 1Tb de espaço interno e está otimizado para processadores quad-core, além de possuir uma placa-mãe modular, ou seja, possibilitando a substituição de componentes. O Piston também oito portas USB (quatro 3.0 e quatro 2.0, sendo uma delas dedicada a teclados), duas portas Mini Display, uma entrada HDMI/DisplayPort, saída e entrada de áudio de 1/8″, conector óptico SPDIF, quatro portas eSATAp e uma porta de rede Ethernet.

O video abaixo mostra um pouco mais do Piston e funcionamento (em inglês):

 

Apesar do anúncio da parceria com a Xi3, o CEO da Valve, Gabe Newell, informou ao site The Verge que possui planos para lançar o seu próprio “SteamBox”. O projeto, que já ganhou o nome de BigFoot, não deve ser apresentado nesse ano e possivelmente terá o Windows como sistema operacional, diferente do Piston que funciona com Linux. Newell também deixou claro que a empresa está aberta para participar com outras empresas interesadas a desenvolver computadores para TVs.

O Piston não possui data de lançamento e nenhuma informação relacionada a preço foi divulgada.

Comments are closed.