A Microsoft e a The Coalition Studios estão fazendo uma parceria com a Universal Studios para produzir um filme inspirado na aclamada série Gears of War. A informação veio através do chefe da Coalition, Rod Fergusson, que divulgou em uma live stream.

O filme ainda está em pré-produção e já possui alguns nomes no envolvimento do projeto: a produção será de Scott Stuber (de Ted) e Dylan Clark (de Oblivion) da Bluegrass Films. Diretor, roteirista e atores não foram divulgados, assim como uma previsão de lançamento do filme.

“Essa é uma das melhores coisas em trabalhar com a Universal”, diz Fergusson. “Se você tem uma grande propriedade intelectual com história de fundo profunda e acontecimentos que podem se transformar em histórias interessantes, isso é ótimo, mas tentar atingir apenas a audiência dos jogos não vai resultar em um ótimo filme”, completa.

Não é de hoje que se fala de uma adaptação de Gears of War para os cinemas. Em 2007 já se falava de transformar o jogo – até então só o primeiro, lançado para Xbox 360 e PC – em filme, mas o projeto não foi pra frente. Ainda não se sabe se o filme será baseado na primeira trilogia ou no intervalo dos acontecimentos até o novo Gears of War 4, que chega no dia 11 de Outubro.