Essa é, provavelmente, a maior escavação que poderíamos imaginar. O Departamento De Proteção Ambiental da cidade do Novo México autorizou uma escavação nas redondezas da cidade de Alamogordo para uma busca muito inusitada: encontrar os milhares cartuchos do jogo E.T. The Extra-Terrestrial, para Atari 2600, que foram enterrados em 1983 após o fiasco de seu desenvolvimento e produção.

A escavação é uma iniciativa da Xbox Entretainment Studios (?!?) para uma série de documentários produzidos para o Xbox One, que está em mãos do diretor Zak Penn, que participou da direção de filmes como O Incrível Hulk e Os Vingadores, que tá o título “Procurando o cemitério da Atari: em busca de E.T.”.

A história por trás da escavação é uma das maiores do início da era dos videogames, quando a Atari teve um dos maiores fracassos da indústria ao lançar o jogo baseado no sucesso de Steven Spielberg. O jogo, que foi desenvolvido às pressas (dizem que demorou apenas 6 semanas para ficar pronto) para lançamento junto ao filme, é considerado um dos piores jogos já feitos, sendo quase impossível de jogar. Na época, a Atari produziu mais cartuchos que o número de consoles vendido na época, e por conta da baixa venda precisou dar um fim em todos os produtos, fazendo da maneira mais fácil: enterrando tudo em um aterro em Novo México.

Na época, a Atari teve um prejuizo de 356 milhões de dólares. Não se sabe, ao certo, quantos cartuchos foram enterrados.