Depois de muita espera, a Nintendo finalmente anunciou o seu novo console. Esse é o Nintendo Switch – nome oficial do codinome NX. Veja o video acima.

Os rumores estavam certos. O Switch será um híbrido de console com portátil, onde os jogadores poderão jogar onde quiser. Se preferir jogar em casa, basta conectar a um dock e utilizar a TV e um controle. Fora de casa, você usa o próprio console, que possui uma tela dedicada. O controle, chamado de ‘Joy-Con’, também será destacável e pode ser utilizados juntos ou apenas uma das partes – que lembra um pouco dos joysticks do NES e SNES.

Outro rumor que foi confirmado no vídeo é o uso de cartuchos como mídia, no caso, algo mais próximo dos utilizados pelo Nintendo 3DS, mas o tamanho médio dos jogos (que apontavam ser de 32Gb) não foram divulgados.

A Nvidia também confirmou em seu blog que o console utilizará um processador Tegra customizado, e sua GPU possui uma arquitetura equivalente aos utilizados em placas GeForce de alto desempenho.

De acordo com o trailer, alguns jogos já podem ser esperados para o Switch, como Splatoon (e quem sabe um torneio?) e um novo Mario – e o já anunciado The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Porém a lista de empresas parceiras que devem desenvolver jogos para o console é grande, e envolve nomes como Bethesda, Ubisoft, Square Enix e muitas outras, como mostra a imagem abaixo.

nintendo-switch-parceiros

Ainda sem data e valor definido, o Nintendo Switch chega ao mundo em Março de 2017.