Imagine a seguinte situação: você está em casa, jogando uma partida de videogame com seus amigos, quando de repente uma equipe da SWAT invade a sua casa gritando ordens como “mãos ao alto” enquanto aponta armas a você. Pode parecer um absurdo, mas isso é algo que vem acontecendo nos EUA. E isso é preocupante.

Um caso específico de swatting vem tomando repercussão na internet. Durante uma partida de Counter-Strike: Global Offensive, o jogador Jordan “Kootra” Mathewson, fundador do streaming The Creatures teve a inesperada surpresa ao ser abordado enquanto jogava e exibia o jogo em seu Twitch. Muita gente assistiu ao ocorrido – e você pode assistir logo acima.

O termo swatting nada mais é que uma pegadinha onde alguém (anonimamente) liga para a polícia para passar um trote inventando algum crime, informando um local específico – aí que tudo acontece. Brincadeira sem graça e perigosa, que pode colocar em risco muitas pessoas.

Este caso ocorrido com Mathewson teve proporções ainda maiores: o trote não só repercutiu na mídia local, mas ação da polícia e da SWAT chegou a fechar escolas e estabelecimentos devido as busca de bombas, evacuando muitas pessoas dos locais. Obviamente nada foi encontrado e ninguém ficou ferido.

Não é de hoje que casos de swatting aparecem na internet. No começo do mês outro jogador foi surpreendido pela SWAT enquanto jogava DayZ com sua namorada e exibia via streaming. Outra situação recente, ocorrida em Março, levou a SWAT a invadir uma residência após uma ligação via Skype à polícia ao dizer que tinha acabado de matar sua mãe. O trote, que mobilizou diversas unidades policiais ao suposto local do crime, foi obra de um jogador que perdeu em uma partida de Call of Duty e se ‘vingou’ do vencedor – na qual a polícia suspeita que ele tenha obtido o endereço IP do outro jogador e conseguindo sua localização.

Felizmente não há casos semelhantes registrados no Brasil, e esperamos que nunca tenha.

Fonte: The Daily Dot

Comments are closed.