Se você foi uma criança nos anos 90 e teve um computador com suporte a CD-ROM, com certeza irá se lembrar do jogo Gustavinho em O Enigma da Esfinge, um dos jogos point-and-click nacionais com grande sucesso de vendas na época que chamou a atenção de muitas crianças para os computadores. Lembrou? Pois agora você poderá jogá-lo novamente no seu iPad.

O Enigma da Esfinge é um remake do jogo original lançado em 96 com gráficos renovados e personagens totalmente em 3D. Direcionado ao público infantil, o jogo conta a história do garoto Gustavinho que é transportado para o Antigo Egito e precisa resolver, nas nove fases do jogo, diversos desafios para conseguir voltar para casa, além de interagir com outros personagens históricos como Júlio Cesar e Cleópatra, levando o pequeno jogador a um mundo de descobertas. A nova versão do jogo ainda possui um sistema de conquistas e dois personagens extras – o alienígena Inva e a garotinha Fefa – que são desbloqueados ao terminar o jogo pela primeira vez.

Para Ale McHaddo, fundador da empresa 44 Toons Interactive, tudo foi criado pensando em estimular, de forma lúdica, o raciocínio das crianças: “O Enigma da Esfinge é uma espécie de desenho animado interativo, em que a história vai se desenrolando na medida em que as crianças decifram os enigmas e desafios”, explica. “Adventure games em formato point-and-click, como o Enigma da Esfinge, são ideais para as telas touchscreen dos tablets. A criançada já está acostumada a usar os dedos para ativar funções na tela”. Em seu lançamento original, em 96, O Enigma da Esfinge chamou a atenção por ter a atriz Marisa Orth no papel de Cleópatra, que ajuda o personagem durante o jogo. A nova versão não possui a sua participação, e Cleópatra foi redesenhada em 3D com novas vozes.

O jogo já está disponível na AppStore pelo valor de U$3,99 (aprox. R$8,10) para iPads. Também está disponível uma versão Lite do jogo, gratuita, possibilitando jogar apenas a sua primeira fase. Uma ótima escolha para os jogadores infantis.