A Nvidia apresentou nesta terça-feira (3) durante a GDC 2015 o Shield, seu console com sistema Android. De acordo com a empresa, ele será o primeiro console 4K para televisões.

Além dos jogos, o Shield também vem com suporte ao serviço de streaming Nvidia Grid, além de ter a funcionalidade semelhante a AppleTV para exibição de filmes e outros vídeos, além de outros aplicativos de serviços relacionados. Em resumo, é também uma Android TV.

Diferente das versões anteriores – o tablet e o portátil em formato de controle com tela – a nova versão do Shield vem com o novo processador Tegra X1, recentemente anunciado na CES 2015, que possui 256 núcleos Maxwell e 3GB de memória. Comparando com o Xbox 360, o Shield é 2 vezes mais potente, consumindo metade de sua energia. Possui entrada HDMI 2.0, receptor bluetooth (que permite que usuários conectem fones de ouvido wireless) e acompanha um controle remoto e um joystick.

O Shield chega no mercado norte-americano em Maio no valor de 200 dólares, e promete 50 jogos em sua loja online no lançamento, como Borderlands: The Pre-Sequel, Half Life 2 Episode 1, Portal e Star Wars: Knights of the Old Republic.