Uma surpresa e tanto para os gamers: a Nvidia – a famosa empresa responsável pelas placa de vídeo que você provavelmente deve ter no seu computador – anunciou o seu portátil durante conferência para imprensa na CES 2013.

O Nvidia Shield (nome ainda não-oficial) é baseado no também anunciado Tegra 4 mobile chip, roda o sistema Android e garante entre 5 a 10 horas de bateria para o jogador, com wi-fi integrado. O layout, como pode ser visto, lembra uma mistura do controle do Xbox 360 e o Nintendo DS, mas possui apenas uma tela touchscreen de 5″.

nvidia-shield-2

O que mais chama a atenção no Shield é que ele possui entradas para cartões MicroSD, rede/LAN e HDMI, possibilitando não apenas ligar na sua TV uma capacidade gráfica de 720p, mas também levando o seu computador ao controle: durante a demonstração, que também usaram o sistema Big Picture do Steam para controlar o computador pelo portátil, é possível jogar jogos do seu computador através do Shield e sua tela dedicada (desde que o computador possua uma GeForce GTX 650 ou superior), integrando o conteúdo do PC ao portátil, transformando-o em um controle e exibindo em sua tela a imagem do jogo. Ou seja, fica a seu critério utilizá-lo como um joystick ou jogar diretamente no aparelho.

nvidia-shield-1

Durante a demonstração do Shield, a Nvidia também mostrou uma biblioteca de videos – que funcionam como aplicativos de Android para os serviços Netflix e Hulu – , além de acesso à internet, YouTube e Facebook. Tudo possível de ser integrado à sua TV, como uma pequena estação de entretenimento.

A Nvidia não deu informações a respeito de preços e lançamento, e novas informações devem ser anunciadas em breve.