Hoje foi um dia especial para fãs da Nintendo e (futuros) proprietários de um Wii U. Com uma série de anúncios por meio de seu canal Nintendo Direct, o presidente da gigante japonesa, Satoru Iwata, finalmente revelou os seus planos para o console em 2013, e eles não poderiam ser melhores. Vamos a eles!

Em primeiro lugar, o Wii U terá duas novas atualizações de sistema: uma no segundo trimestre do ano, e outra no terceiro. No geral, eles pretendem melhorar a velocidade ao rodar diversos aplicativos do console, uma constante reclamação dos usuários. Mas o destaque fica mesmo para o lançamento do Virtual Console do Wii U, que virá junto com esta primeira atualização. Com o novo Virtual Console, será possível comprar jogos, inicialmente, do NES e do SNES. Para aqueles que já compraram alguns dos mesmos jogos no Virtual Console do Wii, será possível fazer um “upgrade” para o Wii U pelo preço de US$1.00 para jogos do NES e US$1.50 para jogos do SNES, o que não é uma má ideia, já que será possível, assim, jogá-los pelo Gamepad.

Em relação ao Miiverse, haverá algumas mudanças também. Uma delas será o lançamento de um aplicativo para smartphone, permitindo o acesso por meio dele à rede social da Nintendo. Além disso, os usuários poderão também criar suas próprias comunidades, o que deve encorajar maior criatividade e interação. Com os gamers se reunindo de forma mais livre, isso também deve permitir que a Nintendo os ouça melhor. Mesmo assim, ela promete continuar monitorando a rede social para que nada caia no mau gosto.

Agora, o que todo mundo realmente quer saber é de novos games, não é? Pois é, Iwata-san deixou claro que não haveria novos lançamentos para o Wii U neste mês e em fevereiro, e pediu desculpas pela falta de jogos para o console. Apesar de trabalhar para que o Wii U fosse lançado com uma grande quantidade de jogos disponíveis, a Nintendo acredita que o mais importante é trabalhar na qualidade dos seus produtos. Mesmo assim, ele promete que tudo vai mudar a partir de março, com muitas coisas boas por vir.

Quando se pensa em jogos da Nintendo, logo se pensa em Mario. E, sim, um novo jogo do Mario em 3D já está em produção! A equipe por trás do jogo é a mesma que fez a série Super Mario Galaxy, do Wii, e Super Mario 3D Land, para o 3DS, então a ansiedade não poderia ser maior. O que não podia faltar também para um console da Nintendo é uma versão de Mario Kart, e foi confirmado que o jogo também já está em produção. Ainda não há uma data de lançamento para nenhum dos dois, mas ambos estarão disponíveis na E3 em demos jogáveis.

Ainda ligado ao mundo de Mario, o presidente da Nintendo também deu notícias sobre dois outros jogos. O primeiro é um novo jogo tendo Yoshi como protagonista, o que não ocorria desde Yoshi’s Story, lançado em 1998 para o Nintendo 64. E o segundo é a tão esperada nova versão de Super Smash Bros. Satoru Iwata disse que o jogo está exigindo grandes esforços e, portanto, o seu lançamento ainda deve demorar um pouco. Mesmo assim, as primeiras fotos do jogo já estarão disponíveis na próxima E3.

Agora, a grande notícia fica mesmo para os fãs de The Legend of Zelda. A Nintendo anunciou que uma nova versão da aclamada série já está em desenvolvimento, mas que esta iria repensar alguns de seus conceitos mais tradicionais, como a linearidade do jogo pela ordem dos dungeons a ser terminada, e até mesmo de ser uma experiência exclusivamente single player. O resultado ainda é um mistério, mas é impossível não ficar animado. Mais uma vez, Iwata-san diz que o jogo ainda deve demorar, então como compensação, a Nintendo lançará uma versão em HD do clássico The Legend of Zelda: Wind Waker, originalmente do Gamecube. Além de um upgrade nos gráficos para HD, ele promete que o jogo será refinado no geral, além de permitir que se jogue pelo Gamepad. E a espera não será tâo longa: ele deve ser lançado no terceiro trimestre de 2013.

Se não bastassem esses grandes anúncios, o presidente da Nintendo também tratou de jogos de outras desenvolvedoras, ou pelo menos em parceria com a mesma. Da PlatinumGames, foram mostrados um trailer de The Wonderful 101 e imagens da produção do aguardado Bayonetta 2. Além disso, há boas notícias para os fãs de JRPGs, dando força à ideia de que o Wii U seria uma forte plataforma para este gênero: primeiro, uma parceira entre a Atlus e a Nintendo trará um novo jogo que mistura duas de suas séries mais famosas: Shin Megami Tensei x Fire Emblem. Embora sejam duas séries de JRPG, elas são tão diferentes que não dá nem para imaginar o que sairá disso, nem mesmo qual será o seu gênero, mas é de se despertar bastante interesse. Por fim, a Monolith Soft, desenvolvedora de Xenoblade Chronicles, mostrou um trailer de seu novo jogo, por enquanto apenas com o nome de X. Vendo as imagens do sistema de batalha e de robôs gigantes, os fãs do jogo anterior (ou de Xenogears e Xenosaga) vão contar os meses para colocar as mãos neste game que promete.

Tudo indica que, enquanto a Sony e Microsoft pretendem mostrar seus novos consoles na E3, a Nintendo vai vir com tudo e mostrar o seu forte: seus grandes jogos. E se esses anúncios são um prelúdio do que está por vir, não será surpreendente se a Nintendo conseguir roubar a cena.

Para ver todos esses anúncios (em inglês), segue o vídeo abaixo: