A era do Xbox 360 está chegando ao fim. A Microsoft anunciou hoje (20) em comunicado que está encerrando a produção do console em todo o mundo.

De acordo com Phil Spencer, chefe executivo do Xbox, “O 360 significa muito para todos da Microsoft. Mesmo tendo uma jornada incrível, a realidade em fabricar um produto por mais de uma década está começando a nos assustar”.

Lançado em 2005, o Xbox 360 é um dos consoles mais populares e mais bem sucedidos já criados, principalmente no Brasil. Em Março desse ano uma pesquisa mostrou que pouco mais de 40% dos jogadores brasileiros ainda jogam em seu X360.

Spencer também deixou claro que, apesar do fim da produção do console, ele ainda será vendido normalmente nas lojas enquanto existir estoque, e todo o suporte à Xbox Live continua normalmente, assim como outros serviços online. Porém, algumas desenvolvedoras e outros terceiros (como o aplicativo da ESPN, que encerrou o suporte no mês passado nos EUA) começam a abandonar aos poucos o suporte ao console, priorizando o atual Xbox One.

“O Xbox 360 ajudou a redefinir uma geração de jogos na Microsoft. Estou incrivelmente orgulhoso de todo o trabalho e dedicação desde o desenvolvimento de hardware, serviços e o portfolio de jogos nessa última década. Agradeço a todos os fãs por todo o carinho e suporte”, finalizou.

via Polygon