Durante a tarde de hoje (21), a Microsoft finalmente apresentou sua conferência em Redmond, Washington, a nova geração do seu console. Com a premissa de reunir todo o entretenimento presente nos jogos, TV, música e conectividade em um único aparelho, foi apresentado o Xbox One.

A apresentação do One, que revelou o seu console, controle e também uma versão aperfeiçoada do Kinect, mostrou de vez a intenção da Microsoft em transformar o Xbox não apenas em um console, mas em uma central definitiva de entretenimento eletrônico. A primeira novidade do One é, sem dúvidas, o funcionamento de seu sistema por controle de voz que promete, conforme a demonstração feita no palco da conferência, uma integração e funcionamento rápido do console. A versão melhorada do Kinect, desta vez presente para o total funcionamento do console, também não deixa a desejar em sua rapidez na leitura de movimentos corporais do jogador, que poderá mover a dashboard e seus aplicativos também com facilidade e rapidez. O resultado disso é o snap mode, que conforme demonstrado, possibilita executar programas ao mesmo tempo.

 

Especificações

O Xbox One conta com um processador de 8 núcleos com 8GB de memória RAM, armazenamento de 500Gb e uma arquitetura x86, principal destaque desta nova geração. Os rumores da leitura de discos foram confirmados, e o One terá suporte a discos BluRay.

xbox-one-especificacoes
Especificações do Xbox One.

O Kinect também recebeu uma atenção especial para o novo console, e é o principal acessório para a utilização do One: com o sensor de movimento com maior sensibilidade, ele reconhece a movimentação com maior facilidade, desde os mais simples como ombro, pulso e apoio das pernas. Além disso, ele tem como proposta o reconhecimento do jogador que, ao pegar o controle, carrega o último jogo salvo instantaneamente.

Pouco foi falado do controle do One, mas também recebeu sua atualização. Desta vez o seu formato está mais anatômico e, como mostrado, promete uma jogabilidade melhorada comparada a sua versão anterior. Sua grande novidade é a inclusão de uma bateria interna para seu funcionamento, agora não mais dependendo de baterias removíveis/recarregáveis ou pilhas.

Outro aspecto apresentado que promete ter um uso interessante é o fator de integração do Xbox One com tablets e smartphones com Windows graças ao Smartglass. Como já dito anteriormente, apresentado no ano passado, o Smartglass garante uma integração total com os aparelhos, uma vez que fazem parte do mesmo sistema. Em resumo, será possível utilizar conteúdos disponíveis no aparelho através dos gadgets.

 

TV, Skype, uma nova Live e mais TV

A apresentação do Xbox One mostrou o que a Microsoft já vinha dizendo há tempos: o seu novo console não será dedicado unicamente a jogos, mas sim a diversas formas de entretenimento. Obviamente televisão é uma delas, e o One terá um grande suporte ao serviço. Uma vez que o console esteja conectado ao aparelho, será possível assistir a seus canais favoritos, além de outros aplicativos relacionados (como o Netflix, por exemplo) e possibilitando integração com o conteúdo.

xbox-one-guide
Guia de TV no Xbox One.

O Skype não ficou de fora da apresentação do One. Durante a apresentação do console, foi exibida uma demonstração do serviço agora da Microsoft funcionando paralelamente. Agora será possível completar chamadas de vídeo através do aparelho graças ao Kinect, sem impedir de que você jogue ou assista a algum outro conteúdo.

Um dos pontos mais importantes do console é a nova Xbox Live, e conforme prometido pela Microsoft receberá cerca de 300 mil servidores para o funcionamento. Além disso, agora os usuários poderão ter até mil amigos em sua conta.

 

Mas e os jogos?

Era de se esperar que poucos jogos fossem anunciados logo na apresentação do Xbox One, mas alguns títulos apareceram para inaugurar a nova geração do console. Forza Motorsport 5, da Microsoft Studios, é um dos primeiros títulos a chegar ao One, e será lançado junto ao console.

A EA anunciou 4 jogos para o One: FIFA 14, NBA Live ’14, Madden e UFC, todos utilizando sua nova engine EA Sports Ignite, que promete movimentação e gráficos melhorados, além de um processamento quatro vezes maior do que já conhecemos. A EA também anunciou que FIFA 14 terá conteúdo especial para o Xbox One.

A Remedy Games, estúdio responsável por jogos como Alan Wake e Max Payne, anunciou Quantum Break, título exclusivo para o Xbox One:

 

Call of Duty: Ghosts ganhou destaque na apresentação, mostrando seu primeiro teaser trailer e parte dos bastidores do desenvolvimento, mostrando que a nova engine utilizada levará muito mais realismo ao jogador graças ao modo do processamento de texturas para os personagens e ambiente, além da movimentação.

 

Era de se esperar que a série Halo recebesse de imediato um novo título para o console, mas surpreendeu a todos com outro anúncio. Aproveitando a funcionalidade de TV do Xbox One, Halo receberá uma série live action dirigida por Steven Spielberg. Ainda não há informações de quando será lançado, mas especula-se que seja logo após o lançamento do console.

 

Além dos títulos anunciados, foi anunciado também que 15 títulos estão em desenvolvimento, e 8 deles são inéditos.

 

A Microsoft promete que o Xbox One será lançado até o fim desse ano em todo o mundo, mas nada relacionado a valores do aparelho foi divulgado. Novas informações, inclusive sobre jogos, serão divulgadas na E3 2013. Para assistir a conferência completa (em inglês), clique aqui.