A Microsoft anunciou que o aguardado Fable Legends está cancelado, e isso não é mesmo uma boa notícia para a desenvolvedora Lionhead Studios. De acordo com declarações de Hanno Lemke, gerente geral da Microsoft Studios Europe, a atual discussão é de que o estúdio pode fechar.

De acordo com a publicação no blog do site oficial do Xbox, Lemke afirma que mudanças afetarão estúdios no Reino Unido e na Dinamarca: “Depois de muitas considerações, decidimos cancelar o desenvolvimento de Fable Legends, e estamos em discussão com funcionários sobre a possibilidade de encerrarmos as atividades da Lionhead Studios. Além disse, encerraremos os trabalhos da Press Play Studios na Dinamarca, consequentemente o desenvolvimento inicial do Project Knoxville”.

“A Lionhead Studios impressionou milhares de fãs com a série Fable na última década, a Press Play mudou a indústria com um espírito criativo único com jogos como Max: The Curse of Brotherhood e Kalimba. Essas mudanças entram em vigor enquanto a Microsoft Studios continua seu foco em investir e desenvolver novos jogos e franquias para que os fãs adorem e queiram jogá-los”, continua.

Fable Legends foi apresentado em 2013 e estava previsto para o ano passado, e com atraso um beta aberto estava previsto para o segundo trimestre desse ano. O jogo, que seria gratuito, seria cross-plataform, possibilitando jogar entre seus amigos tanto no PC quando no Xbox One.

Já a Lionhead Studios fez sucesso com Black & White, jogo de estratégia lançado em 2001, 5 anos depois de sua fundação, e vem se dedicando inteiramente à série Fable desde 2008. A proposta de fechar a empresa está em andamento e pode render muita burocracia, já que no Reino Unido existe uma lei que não permite demissões em massa, permitindo que os funcionário sejam direcionados para outras empresas e grupos. Um triste fim para um jogo que prometia muito e para um estúdio tão talentoso.

via Polygon