O Google Brasil reuniu em sua sede em São Paulo na última terça-feira (08/04) profissionais de diferentes áreas da indústria de games com a proposta de debater o presente e o futuro do mercado brasileiro. O evento chamado Game Event Google Brasil  contou com representantes do varejo, imprensa, publishers e das gigantes dos consoles Sony e Microsoft.

A conversa iniciou com uma palestra do Brand Director Marcio Garcez, sobre iniciativas de marketing digital para o mercado de games e seguiu com a apresentação do gerente de parcerias do YouTube Brasil Alessandro Sassaroli, abordando o potencial da dupla games e YouTube.

Por fim, um debate com o diretor de marketing da Microsoft Francisco Simon, o presidente da Playstation Brasil  Anderson Gracias, o representante da Ubisoft para a América Latina Bertrand Chaverot e o jornalista responsável pelo blog Modo Arcade João Coscelli, abordou temas atuais e caros à indústria, como distribuição digital, realidade virtual e investimento em pequenos e médios desenvolvedores.

google_evento_games_debate
Da esq. para dir.: Anderson Gracias, Francisco Simon, Bertrand Chaverot e João Coscelli, Foto: Bonus Stage.

Simon e Gracias afirmaram que o modelo de distribuição digital é totalmente conciliável com o varejo e elogiaram iniciativas nesse sentido. Todos os participantes do debate concordaram que o mercado de games casual não representa uma ameaça e contempla jogadores com perfis e momentos diferentes do gamer hardcore. Simon chegou a desejar, bem humorado, boas vindas aos gamers casuais e Chaverot destacou o sucesso de Just Dance, voltado para gamers não hardcore.

Por fim, algumas especulações e muito mistério sobre o futuro da indústria. Simon provocou: “aguardem a E3” afirmou, também destacando que a nova geração tem apenas 4 meses, e muita coisa ainda está por vir. Coscelli destacou que a aposta da imprensa é na realidade virtual, citando a recente venda da Oculus VR para o Facebook e o Projeto Morpheus, da Sony. Sobre esse último, Gracias não revelou muito: “ainda é um projeto, não um produto” afirmou, completando que também vê como determinante para o futuro do mercado nacional iniciativas contemplando o pequeno e médio desenvolvedor.

Para nós gamers, é ótimo saber que o Google têm olhado para nosso público com carinho. Provavelmente, boas notícias ainda virão.