Se um dia você sonhou com versões remasterizadas ou continuações dos antigos jogos de aventura point and click dos anos 80 e 90, o sonho está cada vez mais impossível. A Disney anunciou na manhã de hoje (dia 3) que está fechando as portas da LucasArts, a empresa responsável pelo desenvolvimento de jogos eletrônicos e braço direito da companhia de George Lucas.

O anúncio do encerramento da companhia resulta na dispensa de seus aproximados 150 funcionários que, conforme notícias publicadas na internet em diversos portais, ficaram sabendo apenas nesta manhã, e também no cancelamento de projetos que a empresa vinha trabalhando, como os títulos Star Wars: 1313 e Star Wars: First Assalt. Até o momento a Disney não fez nenhuma declaração a respeito, que deve ocorrer ainda na data de hoje.

No ano passado a Disney impressionou o mundo com a notícia da compra da LucasFilms, empresa responsável pelo universo de Star Wars e Indiana Jones, e também da LucasArts, o estúdio que criou jogos como The Dig, Full Throttle e a série Monkey Island. A compra dos estúdios pela Disney de George Lucas foi de mais de 4 bilhões de dólares.

 

Atualização (4/4): A Disney divulgou uma nota oficial sobre o encerramento da LucasArts, que pode ser lida abaixo:

“Após avaliar nossa posição no mercado de jogos, decidimos mudar a posição da LucasArts do modelo de desenvolvimento interno para o modelo de licenciamento, minimizando o risco da companhia enquanto alcança um portfólio com os jogos da marca ‘Star Wars’. Como resultado dessa mudança, nós perdemos alguns funcionários na organização. Nós somos incrivelmente gratos e orgulhosos dos times que estavam desenvolvendo novos títulos”.