Na segunda-feira (dia 21), uma das maiores empresas de jogos e entretenimento eletrônico surpreendeu o mundo com um comunicado: a Atari entrou com pedido de falência.

O motivo do processo de falência deve-se graças à associação com a empresa francesa Infogames, parceiros desde o ano 2000, na qual querem de dissociar. O comunicado (que pode ser lido aqui) informa que a parceria não surtiu o efeito esperado, precisando arcar com o prejuízo da empresa-irmã. A Atari pede o valor de 5.25 milhões de dólares para financiar sua as suas atividades e também auxiliar em lançamentos de jogos.

Mesmo com 40 anos de vida, a empresa responsável por jogos como Asteroids, Centipede e Missile Comand não vinha bem das contas, já que nos últimos dois anos obteve um lucro de apenas U$15 milhões, valor muito abaixo do esperado. Este processo constitui a opção mais estratégica para as operações da Atari nos EUA, preservando seu valor e receita potencial sob o controle da empresa. Durante este período, a empresa espera realizar suas operações normalmente. Não há informações de possíveis interessados na Atari.

Teve seu primeiro contato com um Atari 2600 aos 5 anos, e desde então nunca mais parou. Fanático por RPGs, jogos de ação e old games como Sonic e Castlevania, está sempre jogando quando o tempo permite - ou quando seu trabalho como designer não impede de se divertir.