Música e video-games ultimamente vêm se tornando uma combinação perfeita para o entretenimento, inclusive quando se trata do bom e velho rock’n roll. Uma prova disso são as franquias Guitar Hero e Rock Band, que levou a muitos jogadores o estilo musical (em suas mais variadas vertentes) e o interesse por um instrumento musical, sem contar as inúmeras bandas que fizeram com que nos divertíssemos mais ainda com suas músicas. Mas o rock vem fazendo parte dos jogos de video-game, e isso não é de agora! Aproveitando o Dia Mundial do Rock, está na hora de louvar os deuses da guitarra e conhecer 10 jogos rock ‘n roll que você precisa jogar (ou pelo menos conhecer)!

10. Mega Man

Você deve estar se perguntando: O que raios o Mega Man, o clássico robô azul tem a ver com rock’n roll? Por incrível que pareça, o seu nome. Originalmente lançado com o nome de Rock Man no Japão em 1987 para o NES, a idéia de seu nome veio justamente inspirada no estilo musical. Pode parecer estranho, mas faz muito mais sentido ao lembrar de sua companheira robótica, Roll. Fez mais sentido agora? Já o nome de seu cachorro biônico, Rush, pode ser uma mera coincidência com o nome da banda canadense de rock progressivo (que eu insisto em não acreditar!). Apesar de sua trilha sonora nem sempre parecer como uma banda de rock, o robô azul já lançou vários jogos e continua fazendo sucesso em quase 25 anos, tempo que deixa muita banda de verdade com inveja.

 

9. Journey: The Arcade Game

Lembra quando você leu “ou pelo menos conhecer” antes de ver essa lista? Pois era disso que estava falando. No aude de sua carreira, a banda americana Journey – famosa pelos hits Separate Ways e Don’t Stop Believing – caiu no embalo do sucesso dos video games no começo dos anos 80 e lançou o jogo Journey, para arcade. No jogo você viaja pelas galáxias com a banda em busca de seus…. instrumentos musicais, que foram roubados por uma raça alienígena. E você viaja com a nave/besouro que aparece na capa de seu álbum “Escape” para recuperá-los. Como? Com situações absurdas, onde cada integrante ingressa em uma dessas galáxias. Mesmo sendo muito tosco, o jogo fez um sucesso na época, ainda mais por ter na trilha sonora seus principais sucessos. O Journey também lançou, para Atari, o jogo “Journey Escape”, mas com situação um pouco diferente. E você com certeza não vai querer nem jogar…

 

8. Revolution X

Você achava que o Aerosmith só tinha feito um grande sucesso nos video-games com o seu próprio Guitar Hero: Aerosmith? Em 1994 a Midway lançou o arcade Revolution X, um rail shooter, onde você, em um futuro apocalíptico não muito distante precisava destruir robôs que estavam dominando o planeta, e de quebra salvar o Aerosmith e garantir que iriam fazer sua turnê sem problemas. Apesar da história terrível, o jogo é divertido, tem ótimos gráficos e é um prato cheio para os fãs da banda, já que eles emprestaram suas músicas como trilha sonora, além de ver a banda em quase todo o momento. O jogo fez muito sucesso, que teve suas versões para Mega Drive, SNES, PC, Sega Saturn e Playstation!

 

7. Ed Hunter

A banda de heavy metal Iron Maiden também teve a sua vez no mundo dos games ao lançar o jogo Ed Hunter, para PC, em 1999. Com ótimos gráficos e uma jogabilidade simples, você encarnava na pele do mascote da banda Eddie, em um rail shooter divertido com cenários baseados na arte dos álbuns da banda. Nem precisa citar a trilha sonora, também baseada nos cenários/álbuns, criando uma ótima ambientação pra fã nenhum botar defeito. O jogo foi lançado junto com uma coletânea da banda, e é um item indispensável para qualquer headbanger fanático por Iron Maiden.

 

6. Kiss: Psycho Circus – Nightmare Child

É claro que a banda Kiss não ia ficar de fora dessa oportunidade de ganhar mais dinheiro com seus produtos. Diferente dos jogos do Aerosmith e do Iron Maiden, o Kiss foi muito mais além em um jogo em primeira pessoa, que lembra muito jogos como Quake. Aproveitando o sucesso de seu álbum Psycho Circus e das HQs de Todd McFarlane (o criador de Spawn), no jogo você possui uma banda cover do Kiss e misteriosamente ganha poderes sobrenaturais baseados nos alter-egos dos integrantes do Kiss – que com o tempo você adquire itens até possuir uma armadura igual a deles – e precisa proteger o mundo de forças malígnas. O jogo tem bons gráficos e diverte, além de inúmeras referências às músicas da banda.

 

5. Queen: The eYe

Apesar de ser mais uma banda a entrar no mundo dos games, o Queen mandou muito bem com o jogo The eYe, desenvolvido pela Electronic Arts. Em um futuro distante, você Dubroc, um agente da organização The eYe, grande controladora do planeta. Após descobrir um banco de dados contendo músicas de rock, o agente passa a ser perseguido pela organização por ter acesso ao material, e é aprisionado na Arena, uma atração onde todos assistem os aprisionados lutarem por sua liberdade matando uns aos outros. Transtornado com a idéia, no jogo você luta e escapa da arena, e procura acabar de vez com a organização opressora. Com gráficos excelentes (que lembra muito jogos como Resident Evil) e com uma ótima jogabilidade, o jogo vinha com 5 discos onde, além do jogo, também continha a trilha sonora impecável com remixes de músicas do Queen. A história do jogo é considerada base para o musical “We Will Rock You” baseado nas músicas da banda.

 

4. Guilty Gear XX Accent Core

Se você gosta de jogos de luta e de heavy metal, Guilty Gear é um jogo perfeito: Com gráficos muito bem feitos e uma jogabilidade interessante, Guilty Gear convence com a diversão que proporciona e ganha a atenção do jogador com sua trilha sonora, além de inúmeras referências que vão do rock’n roll ao heavy metal encontradas no meio dos jogos – é só vendo o nome dos lutadores!

 

3. Brutal Legend

Em um jogo onde o tema principal é justamente o heavy metal e rock’n roll, muito tem a se falar desse jogo. Com participação do ator Jack Black, você encarna o personagem Eddie Riggs, um roadie que é transportado para a terra do heavy metal e precisa enfrentar forças malígnas (porque sempre tem forças malígnas no mundo do heavy metal?) que querem acabar com o estilo musical. Brutal Legend só tem pontos positivos nesse quesito: trilha sonora impecável com muitos hits das principais bandas de rock e heavy metal, um roteiro engraçado com milhares de referências ao universo do heavy metal e a participação de rock stars como Ozzy Osbourne, Lita Ford, Lemmy Kilmister (Motorhead) e Rob Halford (Judas Priest) que deram voz e suas características a personagens importantíssimos no decorrer do jogo. Porém, mesmo sendo um ótimo jogo, Brutal Legend ainda não é o melhor trabalho de seu criador, Tim Chafer, que lançou antes o jogo…

 

2. Full Throttle

A aventura e ação da LucasArts, lançado em 1995, foi um sucesso e tanto: afinal, não é sempre que um ótimo roteiro, motoqueiros e muito rock’n roll consegue se tornar um dos jogos mais consagrados da história. Em um futuro pós apocalíptico (olha o clichê aí) onde estradas são dominadas por gangues de motoqueiros, você é Ben, o líder de uma gangue de motoqueiros da pesada que, após eventos que envolve motocicletas, uma mulher mecânica e uma empresa de motos, acaba entrando em uma das aventuras mais rock’n roll existentes nos games. No mesmo estilo das aventuras point & click da LucasArts, como Monkey Island, The Dig e Sam & Max, Full Throttle se destaca como um dos jogos mais legais já feito, e com uma combinação pra fãs de motocicletas e do bom e velho rock’n roll jamais botar defeito.

 

1. Rock’n Roll Racing

O clássico jogo de corrida, lançado em 1993 para Mega Drive e SNES é o jogo que gamer nenhum pode deixar de jogar um dia. Desenvolvido pela Silicon & Sinapse – hoje conhecida como Blizzard – o jogo consiste em batalhas de corridas ao som de heavy metal e rock’n roll, com personagens pra lá de diferentes em diversas pistas (entenda-se planetas. Sim, planetas!). Rock ‘n Roll Racing pode não ser o melhor jogo já inventado, mas fez parte da diversão de muitos gamers na época, já que é impossível não reconhecer músicas como Paranoid, Highway Star e Born to be Wild durante o jogo. Rock ‘n Roll Racing fez a cabeça de muitos gamers pela sua simples jogabilidade, mas com a grande atitude de unir a música em um jogo de corrida. Imprescindível para qualquer gamer. “Let the carnage begin!”

 

2 COMENTÁRIOS

Comments are closed.