Nós sabemos que comprar jogos pro computador nunca foi tão fácil desde que o Steam apareceu nas nossas vidas. A simplicidade e facilidade do sistema criado pela Valve se transformou na principal plataforma de distribuição de jogos online.

Mas o Steam é sinônimo de carteiras vazia, conta alta no cartão de crédito e salários que desaparecem como passe de mágica. Tudo culpa das grandes promoções, assim como a atual Summer Sale, com jogos chegando a ter 90% de desconto. E aí acontece uma coisa dessas: (maldito sejas, Gabe Newell!)

Mas não se desespere: sabendo como é difícil gastar tanto dinheiro com os grandes descontos – alguns da equipe do Bonus Stage já gastaram muito em apenas 5 dias! – nós criamos esse guia para ajudar você a gastar menos e aproveitar o que a Summer Sale (e as outras promoções que ainda virão) tem de melhor a oferecer!

Atenção ao período de descontos

As promoções durante a Summer Sale do Steam acontecem de duas formas: as promoções diárias, onde os descontos duram mais de 24 horas – perdeu aquela promoção de ontem? Fique de olho no campo Ofertas de Ontem! – e as promoções relâmpago, que mostram jogos com grandes descontos válidos durante um período de 8 horas.

As ofertas das promoções diárias acontecem pontualmente às 14h (horário de Brasilia), e as ofertas relâmpago às 6h, 14h e 22h. Fique de olho principalmente nesses três horários, alguns jogos ganham ótimos descontos e dificilmente voltam a custar tão pouco.

guia_steam_promrelampago

Vote em mim!

Durante os dias de promoções o Steam muda com frequência os descontos de seus títulos. Alguns jogos chegam a ter 50% de desconto durante todo o período da Summer Sale, mas pode chegar a ganhar ainda mais descontos. A culpa disso são as votações que o próprio Steam promove aos seus usuários, que escolhem quais jogos merecem receber o desconto. É uma ótima oportunidade pra tentar um ótimo desconto naquele jogo que você tá querendo faz tempo.

guia_steam_votacao

Seu smartphone é o seu grande aliado

Pra complicar ainda mais a situação, o Steam possui um aplicativo para Android e iOS que possibilita o acesso  a diversos recursos da sua conta, principalmente a compra de novos jogos e sua lista de desejos. Apesar de ser mais um modo de torrar sua grana no Steam, ele também pode ser um ótimo aliado: mesmo longe de um computador agora ficou mais fácil de acompanhar as promoções relâmpago e seus descontos, e você pode comprar aquele jogo que ficou ainda mais barato, direto do seu celular.

guia_steam_smartphone

Compra “coletiva” é um ótimo negócio!

Muitos jogos à venda no Steam tem a opção de compra “4-pack”, ou seja: um pacote com 4 cópias do jogo, que você pode distribuir com seus amigos. Com as promoções rolando, é um negócio e tanto pra você e seus amigos que também estão interessados, pois o pacote deixa o jogo bem mais em conta. Quase um “compre 3 e leve mais um”.

guia_steam_4pack

Cuidado com a forma de pagamento

O Steam quebrou um galho e tanto para nós ao disponibilizar várias formas de pagamento para nós brasileiros, e agora podemos comprar jogos até por boleto bancário. Mas a forma de pagamento escolhida pode deixar o seu jogo um pouquinho mais caro: compras feitas por cartão de crédito nacional e transferência bancária – no caso o pagamento através do banco pela internet – são os mais rápidos e confiáveis. O sistema de boleto bancário – que é um serviço que vem do BoaCompra – cobra um valor pequeno pela emissão da cobrança, cerca de R$1,50, e se você comprar um jogo de cada vez vai gastar um pouco mais do que você imaginava, além de demorar para ser aprovado. Pagamento via PayPal também pode não ser uma boa idéia dependendo do cartão de crédito cadastrado, pois podem te cobrar o valor em dólar: as faturas reconhecem a cotação da moeda no dia que a cobrança é emitida, além de cobrar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre a movimentação do seu cartão de crédito.

Não seja consumista

Vamos ser honestos: não é fácil resistir a compra de um jogo por um preço muito baixo. Mas se comprar jogos está acabando com o seu dinheiro, pense sempre na grande questão filosófica que move a humanidade: eu vou jogar esse jogo um dia? Apesar do valor ser muito baixo, alguns jogos acabam passando batido e a compra acaba virando dinheiro jogado fora. Dê prioridade aos jogos que você realmente quer jogar – acredite, a economia pode ser absurda.

O ideal é listar todos os jogos que você tem interesse, e adicionar à sua Lista de Desejos. O Steam te avisa por e-mail (fique de olho nas configurações da sua conta) quando um jogo da lista está em promoção, e durante esse período de Summer Sale é a melhor forma de se policiar a gastar o necessário.

Não deixe para o último dia!

Muitos dizem que sempre no último dia das grandes promoções no Steam os jogos ganham descontos absurdos. Apesar de inúmeras confirmações pelos usuários, a Valve nunca confirmou nada a respeito. A melhor coisa a fazer é ficar de olho no jogo que você realmente está interessado e aproveitar o desconto que aparecer entre as promoções diárias e promoções relâmpago e se o valor é acessível ao seu bolso. Esperar pra comprar no último dia pode não ser tão econômico quanto você imaginava.

guia_steam_braveheart

E você? Tem mais alguma dica pra complementar esse guia? Já gastou muito no Steam?

A Promoção de Verão (Summer Sale) do Steam acontece até o dia 22 de Julho.

Compartilhar
Teve seu primeiro contato com um Atari 2600 aos 5 anos, e desde então nunca mais parou. Fanático por RPGs, jogos de ação e old games como Sonic e Castlevania, está sempre jogando quando o tempo permite - ou quando seu trabalho como designer não impede de se divertir.