Não foi no ano de 20XX, mas em 1987 uma superempresa chamada Capcom lançava o seu primeiro jogo para consoles pessoais, já que apenas se dedicava aos arcades. Inspirado por animes como Astro Boy, Kenji Inafune e uma pequena equipe de desenvolvedores criava o robô azul mundialmente conhecido por Mega Man, iniciando assim uma das franquias mais importantes já criadas e com um legado invejável.

Mega Man (ou Rock Man, como conhecido no Japão) é um sucesso absoluto, e que dê o primeiro tiro quem nunca jogou um dos jogos do blue bomber. Mesmo com gráficos incríveis para a época e considerado um dos jogos mais difíceis já criados, Mega Man chegou com uma grande aceitação do público, apesar de não ter sido um sucesso de vendas: parte disso foi graças à arte mal desenhada de seu cartucho, que anos mais tarde virou até piada em outros jogos da própria Capcom. Com uma história simples, o jogo consiste em derrotar seis robôs que foram reprogramados por Dr. Wily, que planeja dominar o mundo, tudo graças à sua capacidade de adquirir as capacidades dos inimigos derrotados. CutsMan, GutsMan, Ice Man… figuras famosas que fizeram parte da história de Mega Man, relembrados anos mais tarde com remakes lançados em novos consoles, mantendo o legado do robô.

Esse foi apenas o estopim, e suas aventuras não pararam aí. O sucesso veio um ano depois com Mega Man 2, que atraiu um público ainda maior e foi um verdadeiro sucesso de vendas. Desta vez, Mega Man enfrentava não seis, mas oito robôs, virando então uma marca registrada de seus jogos. Tudo, claro, para derrotar Dr. Wily e seus robôs da conquista do mundo. Com a evolução dos consoles, o querido robô também cresceu e enfrentou novos inimigos, aprendeu novos ‘poderes’. Ganhou também novos aliados, como a garotinha Roll, o cachorro Rush, o seu criador Dr. Light, e outros personagens como Zero e Tron Bone, além dos icônicos rivais (e também aliados) Protoman e Bass. E nós, sem dúvidas, nos divertimos muito com tudo isso.

O mais intrigante é que não importa qual a sua geração, você já jogou algum Mega Man. Seja no antigo NES, caso você tenha mais de 25 anos, ou no Playstation, plataforma escolhida para a Capcom continuar com a incrível série MegaMan X iniciada no Super Nintendo e que rendeu 7 jogos ao Maverick Hunter. Ou até nos portáteis Gameboy e Gameboy Advance, que recebeu as aventuras de sua versão ‘virtual’ MegaMan.EXE na série de RPGs Battle Network. Virou jogo de luta (?), futebol (??), corrida (?!?) e até jogo em primeira pessoa, e o bizarro Mega Man Universe. Foi desde participações em crossovers da própria Capcom a séries de desenho animado, como a conhecida série de TV e a animes como NT Warrior e Star Force. Não faltou espaço para Mega Man, nem nos video-games, nem em outras mídias.

São 25 anos de franquia, mais de 30 jogos e vários outros remakes e coleções. E no final, Mega Man voltou às origens em seus últimos jogos com o mesmo estilo de sua origem: 8-bits. E acreditem, com muita aceitação dos fãs. E, enquanto comemoramos, nos emocionamos com o vídeo abaixo, que é uma homenagem a sua trilha sonora, uma das mais famosas e incríveis já criadas:

 

Feliz aniversário, Mega Man! E que venham mais 25 anos e mais robôs para enfrentar. É o que todos nós queremos!