jOBS, cinebiografia do fundador da Apple estrelada por Ashton Kutcher e atualmente em cartaz,  tem gerado comentários principalmente pela caracterização do galã como o genial (e genioso!) Steve Jobs. Porém outro detalhe provavelmente chamou a atenção do público gamer: as cenas que retratam a passagem de Jobs pela Atari.

Steve Jobs foi funcionário da Atari entre 1974 e 1975. Foi a única experiência de Jobs como empregado: ele sairia da empresa de games para montar a Apple, junto com Steve Wozniak. E foi o mesmo Wozniak, na época funcionário da HP, que trabalhou com Jobs no projeto que hoje é emblemático de sua passagem pela Atari: o jogo Breakout, de 1976.

O game foi concebido a partir de uma ideia do fundador da Atari, Nolan Bushnell, que pediu para Jobs desenvolver uma versão single player para o clássico Pong. Jobs então recorreu ao amigo Wozniak para ajudá-lo na programação, episódio que ficou famoso pelo calote que o fundador da Apple deu no amigo: como retratado no filme jOBS, Woz recebeu apenas uma pequena parcela dos honorários. Apenas anos depois Wozniak descobriu que graças ao seu trabalho Jobs havia recebido um bônus pela economia de chips em Breakout, sem nunca tê-lo repassado para o parceiro de projeto.

Wozniak e Jobs em 1976

Bushnell, o único chefe que Steve Jobs teve na vida, relembrou com carinho sua relação com o ex-funcionário famoso (e com Woz) durante a Campus Party Brasil 2013. “Muitas pessoas me perguntam sobre Jobs e Wozniak. Em primeiro lugar é preciso dizer que os dois tinham um tremendo senso de diversão, um grande entusiasmo. Os dois sabiam que a criatividade e diversão são muito importantes. Uma coisa fundamental na sua vida é lembrar de uma coisa: você não deve crescer nunca. Quando você cresce, você perde a criatividade” afirmou.

Outro fato curioso retratado em jOBS foi confirmado por Bushnell durante o mesmo evento: “Uma das características que fizeram Steve Jobs obter tanto sucesso é que ele era muito trabalhador. Não existem muitos empregados que você vai encontrar embaixo da mesa dormindo em uma segunda-feira pela manhã depois de passar o fim de semana trabalhando. Ele cheirava mal? Sim, mas só porque o escritório não tinha chuveiros, e isto é o que acontece depois de três dias sem tomar banho”.

A admiração que o antigo patrão tem por Steve Jobs não fica apenas nas palavras: neste ano ele lançou um livro chamado Finding the next Steve Jobs (encontrando o próximo Steve Jobs), voltado para empreendedores, e um concurso com o mesmo nome. As homenagens partem até mesmo dos concorrentes da Apple: caso você queira jogar Breakout, é só digitar “atari breakout” na busca do Google Imagens.