Acredito que hoje em dia não exista ninguém que discorde do fato de que trabalhar com apenas um monitor não é algo muito, digamos, produtivo. Mas também ter mais de um monitor tem uma série de desvantagens, começando pela necessidade de espaço para comportar os monitores. Para nós, que jogamos em computadores, é ainda mais complicado vendo pelo ponto de vista financeiro.

Segundo a LG, foi pensando nesses problemas que eles resolveram tentar uma solução prática para isso e criaram o Monitor UltraWide, que tem uma resolução de 21:9. De acordo com eles esse é o primeiro modelo nesse formato, e a convite da empresa usei o monitor em um computador por duas semanas, o que de início foi um pouco estranho – realmente nunca tinha usado um monitor com essas características.

Esta é a ficha técnica do modelo disponibilizado, o 29UM67: é um monitor IPS LED de 29″ (polegadas) com contraste de 5.000.000:1, 5ms GTG de tempo de resposta com resolução máxima de 2560×1080 pixels. Suporta 16,7 M cores, possui um pixel pitch de 0.0876mm x 0.2628mm e possui um revestimento Anti-Glare / Hard Coating (3H). A frequência horizontal e vertical vai de 56 a 75Hz (no HDMI vai até 61Hz). Para os aficcionados no design do produto, tem 699.7 x 387 x 208.5mm (LxAxP), pesa 5,65 kg e brinca com as cores – a cor frontal é preta, contrastando com a traseira, branca, e sua base é platinada. Já os sinais de vídeo e áudio: Analógico/Digital, com 2 entradas HDMI, 1 entrada DVI, 1 DisplayPort, 3 entradas USB IN, 1 saída para fones de ouvido e 1 saída de áudio.

65529_1436884582_gg

Além das características citadas acima o monitor contém um sistema Multitarefas muito completo que, através de instalação, você pode configurar sua área de trabalho como desejar. Seja com o Skype e o navegador abertos ao mesmo tempo ou duas telas do navegador juntas, como o Bonus Stage e o MinasNerds, por exemplo. Quem sabe também um documento e uma planilha abertas ao mesmo tempo, isso você decide. A questão é que o monitor te possibilita administrar a área de trabalho do computador como quiser que ela funcione para você.

Caso você trabalhe com fotos, o sistema Dual Link-Up, te possibilita abrir sua câmera e o computador no monitor ao mesmo tempo dividindo a tela ao meio e tendo uma boa resolução para ambos.

A tela, que é anti-reflexo, ajuda muito para quem quer jogar ou trabalhar em locais mais claros ou mesmo com uma fonte de luz muito forte, o que permite que você possa lidar com cores vivas de jogos. League of Legends ou Overwatch, por exemplo, ficam com cores espetaculares.

Jogando com o UltraWide

Esse monitor definitivamente foi pensado mais para games do que para trabalho, então vamos falar de como ele irá ajudar no seu desempenho e no seu prazer como um PC gamer.

Começando pela resolução 2560×1080 pixels, ela possibilita que você tenha um campo de visão no jogo 33% maior e uma visão periférica dentro do game melhor do que em monitores que não sejam UltraWide, o que sabemos que pode ser um diferencial na hora de um flickshot ou de evitar um gank, por exemplo. Não é um diferencial tão significante, mas é bom o suficiente para gerar um incomodo quando se volta a usar monitores de resolução 16:9.

Lembra quando eu falei do seu “prazer como um gamer”? Então, é aqui que você irá apreciar os gráficos muito mais vivos e os detalhes muito mais marcantes. O monitor também conta com a tecnologia IPS e sRGB que deixam as cores muito mais vivas e marcantes dentro do jogo. A tecnologia do IPS de LED permite que você tenha a qualidade dos detalhes excelentes independente do ângulo em que você esteja olhando o monitor.

89141701_ultrawide_29um67
Se com 1 já ótimo, imagina com 3 (Foto: divulgação)

O som do monitor em si eu achei um tanto quanto fraco, mesmo tendo tecnologias de cinema instaladas nele, o falante do monitor se localiza em sua parte traseira, o que acaba deixando um pouco baixos e não tão marcantes. Para um jogador isso é a diferença entre a vida e a morte em um FPS, mesmo duvidando que você jogue um FPS sem um headset.

Falando em desempenho, é aqui que o seu uso para games ganha destaque: a grande taxa de Hertz suportada pelo monitor. O monitor permite que você jogue a 75Hz, permitindo que os gráficos sejam processados com muito mais rapidez, sem que você não precisa diminuir seus gráficos para melhorar o desempenho no jogo.

Ele também tem o maravilhoso Black Stabilizer que define muito melhor os tons de preto dentro de uma cena ou local no jogo. Chega de tomar tiro desavisado do camper escondido no escuro em Dust 2. Com esse recurso você realmente consegue ver direito os tons escuros do local e pode perceber se tem alguém ali ou não muito mais rápido. Sem contar que o monitor também conta com o modo gamer, onde você pode customizar as taxas de quadros de acordo com o game que você vai jogar.

Apesar de ser um monitor poderoso e excelente para usos diversos, um dos pontos negativos do monitor é que ele não vem com um controle remoto, ou seja, caso você esteja vendo um filme no seu computador e queira aumentar ou diminuir o volume, você terá que levantar e ir até o monitor para fazer isso.

Outro ponto negativo é o seu valor, que está custando salgados R$ 1529 nas principais lojas, o que dificulta a comprar para usufruir dos benefícios oferecidos por ele e entrando em uma categoria de produto de alto valor para quem pretende utilizar como equipamento para jogos.

Para concluir, o Monitor UltraWide é um excelente equipamento, seja para utilizar nas tarefas do computador e principalmente para você que seja um gamer mais hardcore e competitivo, esse monitor pode ajudar muito enquanto joga. No entanto, vai de você avaliar se o custo desse monitor irá compensar para o quanto você joga. Caso você espere utilizar apenas para jogar, mas seja um jogador mais casual, esse monitor definitivamente está caro – a menos que você também vá trabalhar em seu computador particular, pois a possibilidade de multitarefas irá ajudar e muito no seu dia a dia.