Finalmente a Microsoft disponibilizou, no dia 6 de Dezembro, a tão aguardada atualização de dashboard do Xbox 360 – o sistema operacional do console. Muito aguardada pelos ‘caixistas’, o sistema prometia um visual diferenciado e completamente interativo para o jogador, que agora poderia comandar o seu vídeo-game através do Kinect e por comandos de voz, além de outras novidades. Acompanhe agora a instalação e uma breve análise do que há de novo no Xbox 360 e o que você pode aproveitar com a atualização.

Instalando a nova dashboard

A Microsoft anunciou que a tão aguardada atualização chegaria no dia 6 de Dezembro completamente preparada para os jogadores brasileiros. Porém, por motivos ainda desconhecidos, a liberação da atualização demorou um bocado, e isso não foi apenas aqui no Brasil. Larry Hryb, o diretor de programação da Xbox Live – também conhecido por Major Nelson – informou no seu Twitter desse pequeno problema, onde muitos não conseguiam fazer a atualização através da Xbox Live (eu fui um dos que não conseguiram). Problema normalizado horas depois, possibilitando a atualização.

Para minha surpresa, a notificação da atualização surgiu logo que o Xbox 360 conectou-se à Live. Com a minha confirmação, rapidamente a instalação começou, e dentro de poucos minutos a dashboard estava atualizada. Apesar da rapidez, a conexão à Live demorou um pouco até aceitar os novos termos de utilização – o que já havia sido informado, inclusive por Major Nelson pelo Twitter.

 

Novo visual, novos recursos

Dashboard atualizada!

Apesar de diferente à versão anterior, eu duvido que muitos jogadores reclamaram do novo visual apresentado nesta atualização. Com um visual muito mais arrojado, o sistema do Xbox 360 é dividido por categorias com opções separadas por boxes/caixas, padrão que já foi apresentado através dos smartphones com sistema Windows Phone (e que aparentemente seguirá o mesmo padrão no próximo Windows 8). Muito mais bonita, o sistema mostra as mesmas informações do sistema, jogador e configurações que já conhecíamos, mas agora de uma forma mais simples e leve.

Para entender melhor, agora as categorias mostram as informações de forma mais rápida e inteligente. Por exemplo, na aba Social, eu consigo ver o meu avatar e minhas últimas conquistas, e os meus amigos conectados. Já na aba Aplicativos, o sistema facilita a interação às redes sociais Facebook e Twitter, e também à nova interação ao Netflix (que falo a respeito logo abaixo), aplicativos que você instala para a utilização no sistema, além das já conhecidas opções de player de música, vídeo e galeria de fotos. Outro destaque interessante é uma área para pesquisa, onde o Xbox 360 se conecta ao buscador Bing para encontrar informações de jogos para o console.

Aplicativos sociais no Xbox 360 - mais interativo

A utilização também ficou mais interativa graças à utilização do Kinect. Caso você tenha o acessório do console, você pode navegar pela dashboard com os movimentos das mãos, assim como nos jogos. Infelizmente a opção de controle por voz ainda não foi aplicada ao sistema em português, para a tristeza de muitos.

 

Vídeos no Xbox 360

A grande novidade para a dashboard é a aguardada integração com o serviço Netflix, que estreou no país em outubro passado. O sistema, que já funcionava nos outros consoles Wii e Playstation 3, agora funciona também no Xbox 360, e muito bem. Caso você tenha uma conta no serviço, vale a pena integrar ao video-game para assistir a filmes e séries (se você não tiver, faça uma conta. Aproveite que o primeiro mês é gratuito!). Durante o teste, o Netflix exibiu filmes perfeitamente em alta definição, com diversas opções de legendas – isso depende do filme escolhido.

Dá pra acreditar que tem Chapolin no Netflix?

Infelizmente a opção do YouTube – que já vem funcionando lá fora – não está disponível, o que deixou a desejar nesta nova atualização, mas acredito que em breve conseguiremos assistir a vídeos pelo Xbox. Já foi anunciado também um serviço de TV paga para o Xbox, mas até o momento nenhuma informação do que vem a acontecer por aqui.

 

Para concluir:

A nova atualização da dashboard deixou o Xbox 360 muito mais bonito. Mesmo não tendo muitas novidades e melhorias na questão de jogos, o Xbox 360 provou que pode ser muito mais interativo, e em breve vamos ver mais novidades para o console. O que já era bonito ficou mais elegante, e com funcionalidades como o Kinect integrado ao sistema, e Netflix executando com tranqüilidade a sua extensa lista de filmes e séries, o Xbox 360 agora ficou mais poderoso quando o assunto é entretenimento – seja ele pessoal ou familiar, o que vem sendo o grande foco da Microsoft. E estão conseguindo.

 

Teve seu primeiro contato com um Atari 2600 aos 5 anos, e desde então nunca mais parou. Fanático por RPGs, jogos de ação e old games como Sonic e Castlevania, está sempre jogando quando o tempo permite - ou quando seu trabalho como designer não impede de se divertir.