Se você é fã da trilogia de filmes De Volta Para o Futuro (ou entrou em qualquer rede social) sabe que Marty McFly chegou hoje diretamente de 1985 para resolver as encrencas arrumadas pelo seu filho. Sabemos que o herói terá um dia bem ocupado e provavelmente não terá tempo para videogames, mas nós podemos aproveitar a data para relembrar 10 jogos com viagem no tempo que nos divertiram tando quanto as aventuras de Marty e Doc.

10: Spider-Man: Edge of Time

Lançado em 2011 para PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii, o jogo coloca o Homem-Aranha 2099 em uma situação que o Doc desaprovaria muito: voltar para o passado e impedir sua própria morte (no caso, a do Aranha Original) pelas mãos do vilão Anti-Venom. Interferir nos acontecimentos é um perigo Aranha! Pode desencadear uma cadeia de eventos com potencial para destruir todo o universo, com sorte apenas nossa galáxia.

9: Crash Bandicoot: Warped

Clássico do PS1, esse jogo de 1998 mostra a dupla Crash e Coco Bandicoot viajando entre sete períodos históricos para encontrar cristais espalhados pela Idade Média, era pré-histórica, Arábia do século XIV, China do século XVII, Antigo Egito, futuro, Europa na Primeira Guerra Mundial e pelos Estados Unidos nos anos 60. Só faltou o Velho Oeste para agradar ao Doc!

8: Prince of Persia: Sands of Time

Um de meus jogos preferidos, essa revitalização da série clássica Prince of Persia tem a viagem no tempo como um elemento de jogabilidade. Lançado em 2003 para PS2, PC, GameCube e Xbox, o jogo traz o Princípe manipulando o tempo para consertar seus erros do passado entre manobras impressionantes de parkour.

7: Final Fantasy VIII

Um dos games mais queridos da franquia Final Fantasy, o volume VIII foi lançado em 1999 para PS1, contando a história de Squall Leonhart e sua luta contra uma feiticeira em busca do poder de manipular o tempo, com o objetivo de unificar todas as eras e estender seu domínio tirano a toda a História. Com uma trama envolvente e trilha sonora marcante, FFVIII é considerado um dos melhores jogos de todos os tempos por muitos gamers e alimenta a rivalidade VII vs VIII dos fãs da franquia.

6: Where in Time is Carmen Sandiego?

Após procurar Carmen Sandiego pelo mundo, com esse game de 1989 nós também passamos a procurar a ladra e seus comparsas pelo tempo. Seguindo a mesma fórmula de seu antecessor Where in The World is Carmen Sandiego?, o jogo fornecia pistas para ajudar a encontrar e prender Carmen em várias épocas históricas. Foi lançado para PC, NES, Super NES e Sega Genesis.

5: God of War II

Mais um que não ouviu os conselhos do Doc aqui! Nesse game, Kratos luta pelo poder das Irmãs do Destino para conseguir viajar no tempo e evitar sua própria morte pelas mãos de Zeus e liderar uma vingança contra os deuses através da ressurreição dos Titãs. O jogo foi lançado em PS2, e posteriormente para PS3 e Vita.

4: Bioshock Infinite

Abordando temas complexos como fundamentalismo, racismo, xenofobia e movimentos sociais, Bioshock Infinite é outro clássico adorado por uma legião de fãs desde seu lançamento, em 2013.  O jogo acompanha o resgate de Elizabeth pelo ex-agente Pinkerton Booker DeWitt. Mais que uma mocinha indefesa, Elizabeth tem o poder de abrir fendas no espaço-tempo, em que podemos observar elementos totalmente anacrônicos a época do jogo, 1912, como músicas pop. O jogo foi lançado para PC, PS3 e Xbox 360.

3: Chrono Trigger

Provavelmente o mais querido JRPG de todos os tempos, Chrono Trigger conta com 7 personagens jogáveis vindos de diferentes épocas que viajavam no tempo com o objetivo de se ajudarem e derrotarem Lavos e a tirana rainha Zeal.  Lançado em 1995 para Super NES, está sempre na lista de remakes mais desejados pelos fãs saudosos.

2: The Legend of Zelda: Ocarina of Time

The Legend of Zelda é minha franquia graças a essa obra-prima de 1998 para Nintendo 64. Nessa aventura o herói Link deve usar sua ocarina para viajar entre sua infância e sua vida adulta 7 anos depois, quando se torna maduro o suficiente para manejar a lendária Master Sword. Um dos jogos mais bonitos e emocionantes da franquia, ainda impressiona pela narrativa bem amarrada e por uma das trilhas sonoras mais belas de Kōji Kondō.

1: Back to the Future: The Game

A vitória é da série homenageada do dia, que foi muito bem representada nesse jogo da Telltale Games lançado em 2010 para PC, OSX, PS3, PS4, Wii,Xbox 360, Xbox One e iOS.  Após algum tempo da última vez que Marty viu o Dr. Emmet Brown, o garoto precisa viajar no tempo novamente para livrar o Doc de apuros. Point and click divertido com uma história tão boa quanto só a Telltale consegue contar, o jogo vale tanto para fãs que querem mais um pouco do seu filme preferido quanto para apresentar a série para os mais novos.